Teia RN

Mais de 30 Pontos de Cultura do Rio Grande do Norte (RN) participaram das atividades da TEIA Potiguar, em Natal, entre os dias 13 e 15 de dezembro. Na ocasião foi realizado o 2º Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, momento em que os integrantes do Programa Cultura Viva se reúnem para discutir as estratégias de atuação dos Pontos de Cultura e fazer um balanço das atividades realizadas.

A programação da TEIA Potiguar contou ainda com uma extensa agenda cultural, incluindo uma exposição de fotografias e a mostra artísticas dos Pontos de Cultura, com espetáculos de dança, teatro e grupos de cultura popular. Houve ainda oficinas digitais e de contação de histórias, além da mesa de debates Desafios e Perspectivas do Programa Cultura Viva.

O diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Pedro Vasconcellos, o coordenador-geral de Programas e Projetos Culturais, Pedro Domingues, e a Assessora do Gabinete da SCDC/MinC, Antônia Rangel, representaram o Ministério da Cultura (MinC) no encontro.

Pedro Vasconcellos foi o palestrante do MinC na mesa de debates e falou sobre a nova fase do Cultura Viva,destacando o uso de novos mecanismos de gestão como a Chancela; os Editais de Prêmio de Fomento e Reconhecimento dos Pontos de Cultura; os convênios com estados e municípios e a implantação de Pontões de Cultura em todos eles; além da previsão de recursos para apoiar a realização das TEIAS, as oficinas de capacitação e o Circuíto Cultura Viva.

A chancela é um mecanismo de reconhecimento da atuação de grupos culturais da comunidade mesmo que não estejam conveniados com o Programa Cultura Viva. Os editais de prêmio, fomento e reconhecimento são uma forma mais acessível de financiar as ações dos Pontos de Cultura, com menos exigências contratuais. Os convênios com estados e municípios fortalecem o pacto federativo, dividido responsabilidades sobre a implantação do programa em todo o pais.

Os parceiros do Programa Cultura Viva na realização da TEIA da Diversidade – Encontro Nacional dos Pontos de Cultura – , a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Fundação Cultural José Augusto, a Fundação Capitania das Artes e o representante do RN na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Teotônio Roque, participaram da Mesa de Abertura da TEIA Potiguar , no dia 13 de dezembro. Estiveram presentes, também, a representante da Comissão de Cultura da Câmara de Deputados, Fátima Bezerra (PT/RN) e o deputado estadual Fernando Mineiro (PT/RN).

TEIA da Diversidade

Ainda durante a viagem para participar da TEIA Potiguar, a equipe da SCDC/MinC e integrantes da Comissão Organizadora do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura – que será realizado em Natal no mês de maio de 2014 – mantiveram reunião com o prefeito Carlos Eduardo para articular as parcerias na realização do evento. Na ocasião foi discutido sobre o legado que a TEIA da Diversidade vai deixar para a cidade de Natal.

(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)
(Fotos: Pablo Pinheiro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =