Oficina para mais de 30 Bolsistas

Uma equipe de mais de 30 bolsistas do projeto Rede Saúde e Cultura e gestores públicos do Ministério da Cultura (MinC) estiveram reunidos na sede da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) em Brasília, entre os dias 19 e 20 de dezembro, participando da primeira oficina de formação de bolsistas para atuação nos projetos da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e nas Representações Regionais do MinC.

A oficina teve o propósito de refletir sobre os conceitos e marcos políticos que fundamentam a relação entre a Cultura e a Saúde e apresentar as coordenações que compõem a SCDC/MinC e o plano de trabalho da Rede Saúde e Cultura para 2014, aos novos colaboradores do ministério.

O projeto da Rede Saúde e Cultura é uma parceria entre a SCDC/MinC e a FIOCRUZ e visa a implementação de ações estratégicas e tecnologias sociais para integrar e fortalecer as ações e projetos de saúde e cultura com as redes sociais do Programa Cultura Viva, além de favorecer o compartilhamento de conteúdo e a comunicação entre os atores envolvidos neste projeto.

A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, e a coordenadora de Programas e Projetos da FIOCRUZ de Brasília, Luciana Sepúlveda, abriram as atividades da oficina, na manhã do dia 9, com saudações aos presentes e apresentações sobre as diretrizes políticas do projeto Rede Saúde e Cultura.

Márcia Rollemberg destacou a importância do trabalho a ser realizado pelos bolsistas junto ao Programa Cultura Viva, principalmente em ações de promoção da saúde, da qualidade de vida e dos direitos humanos junto aos segmentos da diversidade, tais como: grupos LGBT, idosos, infância e juventude, pessoas com deficiência, pessoas com transtorno psíquico, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais.

Os gestores da SCDC/MinC Daniel Castro, Pedro Domingues, Débora Lobo, Marcello Nóbrega e o bolsista da FIOCRUZ Cláudio Prata passaram informes aos presentes sobre as ações desenvolvidas em cada uma das diretorias que coordenam os trabalhos da SCDC/MinC nas áreas da Cidadania Cultural e da Diversidade.

A representante da FIOCRUZ, a médica Carmem, fez um relato sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Nacional de Cultura e comentou as possibilidades de interações. Disse que a Cultura pode dar uma grande contribuição à área da saúde porque é uma atividade que gera alegria, um remédio essencial para a prevenção de muitas enfermidades.

Bolsistas

Abaixo um breve perfil dos bolsistas e das atividades que desenvolvem dentro da parceria SCDC/MinC/FIOGRUZ

A pedagoga Josiane Santana Ribeiro é uma bolsista da Rede Saúde e Cultura lotada na SCDC, em Brasília. Desenvolve um projeto na área de Cultura Digital para ser articulado com todo o Sistema MinC. E também atua na área da Diversidade, fazendo um mapeamento das possibilidades de interações de ações da saúde e da cultura digital nos projetos desenvolvidos pelo Programa Cultura Viva

Os jornalistas Henry Soares – da Representação Regional Sul do MinC – , Renata Santos e Mônica Profeta – ambas da Representação Regional do MinC em Minas Gerais – são bolsistas da FIOCRUZ e atuam na área de comunicação do projeto.

A advogada Telma Junior e os bolsistas Telma Saraiva e Jomar Oliveira trabalham dentro da Rede Saúde e Cultura na Representação Regional Norte do MinC. Eles fazem o monitoramento e o levantamento de todos os Pontos e Pontões de Cultura e das ações da SCDC na Rede de Pontos conveniada ao Programa Cultura Viva. Junto a eles na foto o chefe substituto da RRNO/MinC, Alberdon Batista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =